Sobre nós

História

O Instituto Fronteiras do Desenvolvimento iniciou suas atividades em 2020. Sua origem tem por base a trajetória de seus associados fundadores: Paulo D. BrancoMario Monzoni e Beatriz Pacheco; todos com vasta experiência e pioneirismo na agenda de sustentabilidade no Brasil, assim como na liderança de importantes organizações privadas e da sociedade civil.

Na origem de muitas iniciativas e organizações que hoje definem essa agenda, estão as contribuições da Beatriz, do Mario e do Paulo. São mais de trinta anos dialogando, aprendendo e cocriando soluções que promovam um desenvolvimento efetivamente sustentável.

Nesse período também vêm contribuindo, por meio das suas atuações como professores e facilitadores de processos educativos, para a formação de milhares de profissionais que hoje ocupam posições de liderança em governos, empresas, organizações não governamentais e na sociedade em geral.

Toda essa trajetória inspirou a criação do Fronteiras, cujo nome nasceu do compromisso em atuar em temas que estejam na vanguarda da sustentabilidade e que de fato enderecem os desafios de redução das desigualdades, bem como do enfrentamento da emergência climática e perda de biodiversidade.

Quem somos

Somos diversos em origem, formação, trajetória profissional e orientações. Nossos encontros, o que nos une; se dá nas fronteiras, nas linhas pontilhadas, no entrelugar das possibilidades. É aí que se expressa o nosso profundo compromisso com o desenvolvimento que transforma com justiça, equidade e regeneração.

Nos importa, em igual medida, o impacto positivo das nossas ações e o como ele é alcançado. Por essa razão buscamos construir relações de qualidade uns com os outros e com todos com quem nos relacionamos, humanos e não humanos.

Somos uma equipe de profissionais que se molda em função das necessidades dos projetos, e com experiências em diferentes áreas, como: desenvolvimento humano e organizacional, gestão de negócios e projetos, empreendedorismo, inovação, design, tecnologia da informação, economia, finanças, engenharia e gestão ambiental, sustentabilidade, agronomia, desenvolvimento territorial e políticas públicas.

Conselho Deliberativo

Martha Abreu
Presidente do Conselho

Professora titular no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense, reconhecida por suas pesquisas sobre cultura afro-brasileira, memória da escravidão, história pública, cultura popular, relações raciais, gênero e experiências pós abolição no Brasil. É também uma das coordenadoras do projeto “Passados Presentes: memória da escravidão no Brasil” e desenvolve pesquisas voltadas às comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro.

Fabio Scarano
Vice Presidente do Conselho

Professor Titular de Ecologia da UFRJ, Curador do Museu do Amanhã, e Titular da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros. Engenheiro Florestal e Ph.D. em Ecologia, Fabio atuou nos painéis da ONU para o clima (IPCC) e biodiversidade (IPBES) e foi dirigente no Jardim Botânico do Rio, na Conservação Internacional e na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Recebeu dois Prêmios Jabuti de Literatura na área de Ciências Naturais.

José Luiz Majolo
Membro do Conselho

Empresário, teve carreira desenvolvida no mercado financeiro, onde foi presidente do Banco Sudameris, Vice-Presidente para a América Latina do ABN Amro Real, presidente do Conselho de Administração do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e do Conselho de Administração do Banco Votorantim. Atualmente é empreendedor de negócios biossustentáveis, na área de química verde.

Leeward Wang
Membro do Conselho

Empresário, sócio fundador da Kiro, possui pós-graduação em Gestão da Sustentabilidade e graduação em Administração Pública, ambos pela FGV EAESP. Foi Diretor do Fundo Zona Leste Sustentável, iniciativa da Fundação Tide Setúbal, e pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP.

Lorraine Smith
Membro do Conselho

Consultora independente, focada em iniciativas com impacto positivo real e em inovações que promovam um sistema econômico à serviço da vida. Foi diretora na Volans, na SustainAbility e na Canadian Business for Social Responsibility, onde liderou projetos de consultoria para empresas globais dos setores florestais, de agricultura, alimentos, vestuário, mineração, serviços financeiros, bens de consumo e manufatura. É natural de Toronto, no Canadá, e atualmente reside no norte da província de Ontário.

Diretoria Executiva

Paulo D. Branco
Diretor Executivo

Associado fundador do IFD e sócio fundador da Ekobé, uma das primeiras consultorias brasileiras especializada em sustentabilidade corporativa. Professor de cursos de pós-graduação e membro de conselhos e comitês de empresas e organizações da sociedade civil. Foi Diretor Adjunto do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e Vice-Diretor do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (FGVces). Mestre em Administração de Empresas pela PUC Rio. Mais de 25 anos de experiência na integração de princípios e práticas do desenvolvimento sustentável na cadeia de valor de diferentes setores, tanto no contexto nacional quanto internacional.

Equipe

Ana Carolina Barezi
Associada e Líder de Sociobiodiversidade

Engenheira Ambiental, especialista em Gestão Estratégica da Sustentabilidade e mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, atua há 13 anos em programas e projetos focados em sustentabilidade. Sua trajetória inclui empresas multinacionais, consultorias, e organizações do terceiro setor, com ênfase em inovação e cadeias produtivas. Possui experiências nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

Ana Ribeiro Tigre
Analista Socioambiental

Agrônoma formada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e pós-graduada em Gestão de Projetos em Educação Ambiental.  Exerceu a função de tutora em cursos técnicos, no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará (SENAR PA) e no curso de Agronomia na Faculdade Uniasselvi, em Marabá (PA). Atuou como extensionista no projeto Florestas Produtivas, desenvolvido pela ANATER e coordenado pela EMBRAPA no estado do Pará. Ana dedica-se a promover iniciativas que conectam impacto social, sustentabilidade e desenvolvimento econômico em territórios da Amazônia. Engajada em processos formativos e na construção colaborativa, acredita no poder das pessoas e das redes para transformar realidades.

Beatriz Duarte
Associada e Diretora Programática

Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós graduação em Administração e Empreendedorismo pela University of Otago, Nova Zelândia, e Master em Gestão da Sustentabilidade pela FGV EAESP. Possui mais de 15 anos de experiência em projetos socioambientais e de economia circular. Como consultora, coordenou projetos de inovação para empresas nacionais e multinacionais de diferentes setores. Foi cofundadora da Lumiar e Utopiar, criando modelos de negócio circulares e inclusivos, que ampliam as oportunidades para indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Também ocupou posições de liderança no Instituto Akatu e na Boomera, criando estratégias e processos que possibilitam a gestão de métricas socioambientais.

Eliane Monteiro
Líder de Administração, Finanças e TI

Mestre em Computação Aplicada e Automação pela UFF, Engenheira Elétrica/Eletrônica pela Universidade Santa Úrsula e Analista de Sistemas pelo IBPI, possui especialização em Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética pela Escola Politécnica da USP. Ampla experiência no desenvolvimento de sistemas de diferentes portes e finalidades, especialmente os de apoio à decisão, gestão de indicadores, controle de qualidade e melhoria de processos administrativos e financeiros. Sócia fundadora da Ekobé Tecnologia, onde liderou o desenvolvimento e implantação de sistemas de geração de energia elétrica solar.

Vinicius Martins
Articulador Local

Mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia pelo PPGPAM da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e graduado em Ciências Econômicas pela mesma instituição. Atuou como pesquisador no Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (LACAM) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da UNICAMP, onde integrou projeto sobre o impacto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na inclusão produtiva e na segurança alimentar. Foi voluntário no Instituto de Agroecologia Latino Americano (IALA) Amazônico. Suas experiências e interesses se concentram em contabilidade social, desenvolvimento regional, bioeconomia, agricultura familiar, agroecologia e segurança alimentar.

Transparência

Valorizamos a transparência em nossas ações e relacionamentos. Com base nesse princípio compartilhamos aqui nosso estatuto e os documentos relativos às nossas atividades.